O MUNDO VISTO PELOS OLHOS MÁGICOS DA TURMA DO 2º ANO A

Adriana Martins, Silvana Maria Aranda

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma prática pedagógica realizada durante o estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia. A necessidade de elaboração deste texto surgiu da inquietude pelas poucas publicações relacionadas às práticas docentes realizadas em sala de aula, e para demonstrar a importância de considerar dentro de nosso planejamento questões relevantes da vida histórica, social, do meio ambiente, relacionadas ao imaginário da criança. Para embasar minha narrativa farei uso de autores como Damiani, Ostetto e dos PCNs que trabalham com a concepção de planejamento como uma atitude crítica do educador diante do trabalho docente, como assinala OSTETTO
Planejar é essa atitude de traçar, projetar, programar, elaborar um roteiro para empreender uma viagem de conhecimento, de interação, de experiências múltiplas e significativas para/com o grupo de crianças. Planejamento pedagógico é atitude crítica do educador diante de seu trabalho docente. Por isso, não é uma fôrma! Ao contrário, é flexível e, como tal, permite ao educador pensar, revisando, buscando novos significados para a sua prática docente (OSTETTO, 2000, p. 177).
A atividade descrita foi realizada com uma turma de 2º ano em processo de alfabetização em uma escola municipal de Ensino Fundamental do município de Jaguarão/RS. Para desencadear o trabalho aqui relatado parti da contação de uma história de literatura infantil de Marô Barbieri: Os olhos mágicos do João, onde o personagem principal utilizava-se de seu imaginário para ver o mundo de uma forma diferente, transformando objetos que iriam normalmente para o lixo como latas, caixas usadas, tampinhas, em brinquedos. Através dessa história realizei, com a turma, a confecção de brinquedos com materiais reutilizáveis, exposição de trabalhos, circuitos de brincadeiras e elaboração de um livro intitulado O mundo visto pelos olhos mágicos da turma do 2º ano A. A relevância desse trabalho é demonstrar a possibilidade de planejamentos onde as crianças são vistas como sujeitos ativos que podem transformar o ambiente onde vivem através das ações cotidianas.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.