Os Programas De Apoio Pedagógico Nas Universidades E O Desenvolvimento Profissional Do Docente UniversitÁrio

Luiz Felippe Nörenberg, Paula Trindade Da Silva Selbach

Resumo


O processo de expansão e interiorização das universidades públicas brasileiras teve como consequência a ampliação do acesso. Com isto, um novo perfil de aluno oriundo dos mais diferentes grupos sociais, muitos historicamente marginalizados do ensino superior, ingressa nas universidades. Mas a garantia de acesso não reflete automaticamente em garantia de sucesso e permanência e por esta razão políticas como a Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) orientam às instituições que aderiram ao programa que ofertem programas de capacitação e apoio pedagógico aos docentes com vistas a melhorar processo de ensino e aprendizagem. Concomitante a isto, percebe-se que as políticas atuais para a educação superior não garantem a formação pedagógica para o ingresso e exercício da docência. Os programas de apoio pedagógico acabam tornando-se como uma alternativa para a formação pedagógica do docente universitário. Neste sentido, interessa analisar a organização, funcionamento e saberes do programa de apoio pedagógico de uma universidade federal e multicampi; entender como os docentes universitários percebem e se engajam nestas propostas de formação e compreender como as estratégias desencadeadas pela proposta auxiliam no desenvolvimento profissional do docente universitário. Para compreender tais questões pretende-se realizar uma análise dos documentos, como Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto do REUNI e demais documentos deste programa, além de entrevistas semiestruturada com professores ligados a diferentes cursos desta universidade. A pesquisa está na fase de coleta de dados, mas já foi possível depreender que este programa é institucionalizado e encarado como política no âmbito da universidade. Os professores percebem estes momentos de formação como importantes, mas revelam que algumas estratégias poderiam estar mais ligadas com os campi de origem destes professores trazendo desafios locais para a pauta deste processo de formação.

Palavras-chave


Palavras-chave: programas de apoio pedagógico – desenvolvimento profissional – docente universitário

Apontamentos

  • Não há apontamentos.