BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: RELAÇÕES DE GÊNERO EM PAUTA

Jaqueline Carvalho Quadrado, Ewerton da Silva Ferreira, Eduardo Lima

Resumo


Este trabalho busca promover uma reflexão em torno de questões referentes aobullying no âmbito escolar. Resultado de uma pesquisa de cunho qualitativa descritiva queutilizou-se da metodologia etnográfica sobre “Fronteiras das relações de gênero e sexualidadeem contexto escolar” - tomando como foco de investigação as oficinas Fala Sério. As cenasrelatadas foram coletadas com alunos e alunas do curso normal (antigo magistério) em seisturma de uma escola estadual do noroeste gaúcho. Posto isso, visa-se discutir aqui os saberese práticas – pautados na concepção de estudantes em formação de professores – tendo porintento problematizar as maneiras pelas quais os estudantes acabam por “instrumentalizar”determinadas representações sobre o “gênero”. Concepções essas que, por sua vez,encontram-se muito mais ancoradas no senso comum, tal como se pode observar a partir dasnarrativas, do que nos próprios referenciais teóricos referentes aos próprios saberes emquestão.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.